CASA PELEGRINI

A pequena casa de 145 m² foi concebida nos ideais de conforto e simplicidade. O cubo puro foi lapidado gerando somas e subtrações que transformam acessos em espaços de transição entre o interior e o exterior, mantendo a racionalidade estrutural.

O pavimento térreo é traduzido em um único ambiente social que tem como protagonista do convívio familiar a cozinha. E aí já se destacam os sistemas funcionais de energia alternativa que fazem parte da essência do projeto: um módulo linear que abriga fogão à lenha, forno de pizza e churrasqueira, possui uma tubulação interna que direciona o calor dos equipamentos para os dormitórios quando há a necessidade de aquecimento no inverno.

O sistema de ventilação passiva se torna muito eficiente não apenas pelo caminho cruzado em que as esquadrias escoam o vento, mas principalmente pela diferença de alturas entre as aberturas: na fachada frontal existe uma abertura baixa e na posterior ventarolas pivotantes em nível superior, que fazem com que o vento circule com maior pressão no interior da casa.

A cobertura foi utilizada para a instalação em ângulo ideal de placas solares que aquecem a água passivamente e para a coleta e escoamento da água da chuva até uma cisterna enterrada no subsolo, nos fundos da casa. A água pluvial é bombeada até um reservatório superior e reutilizada nos vasos sanitários e torneiras externas para irrigação do jardim.

 

  • ÁREA : 145m²
  • ANO : 2015
  • STATUS : Projeto